programação financeira efetiva

O desafio
 

Os Estados Brasileiros se encontram em uma situação de vulnerabilidade fiscal, em que a despesa aumenta descontroladamente, com a completa ausência de mecanismos de controle, dificultando a transparência e promovendo o desperdício de recurso público. O cerne da questão está no complexo processo de execução orçamentária, onde, o Governo distribui cotas orçamentárias para todas as unidades gestoras, sem a confirmação de que haverá recursos financeiros disponíveis.

 

Além disso, ao longo do exercício ocorrem diversas alterações orçamentárias sem a garantia do recurso financeiro para suportá-las. Essas alterações são realizadas sem um sistema de governança adequado, de forma que a decisão sobre alocação de recursos seja realizada sem considerar a situação fiscal e a agenda governamental do ente.

Diante deste cenário, observa-se:

  • Restos a pagar

  • Cancelamento frequentes de empenhos

  • Descontinuidade de políticas pública, em virtude de constante mudanças de        prioridade e falta de governança

  • Falta de integração entre sistemas financeiros e orçamentário

  • Desperdício de recursos público, por falta de planejamento

  • Superalocação e/ou sublocação de orçamento por parte das unidades gestoras.

Como ajudamos a resolver o desafio
 

A Programação Financeira Efetiva implementa a execução do orçamentária de forma ordenada e previsível, com base em cenários macroeconômicos realistas, suportado por dispositivos de controle dos recursos públicos.

 

A partir de um modelo robusto de previsão de receita, que  mitiga os efeitos de variação do orçamento advindas de frustração de receitas. o modelo apresenta um processo de liberação de cota orçamentária e financeira mensal e bimensal, a partir de um estudo de sazonalidade e do comportamento histórico de realização de despesas por unidade gestora.

 

Por fim, para garantir a governança do modelo, é institucionalizado um comitê gestor, composto pelos órgãos de centro de governo, com a competência de definir os cortes orçamentários, e distribuição das cotas orçamentárias e financeira para as unidades gestoras.

© 2019 por Elogroup Desenvolvimento e Consultoria LTDA.